Na tarde de sábado (14), foi avistada uma baleia-franca junto com um filhote, na praia dos Açores, em Florianópolis (SC). Conforme o Projeto ProFRANCA/Instituto Australis, que cuida do monitoramento da espécie na região, o animal adulto foi identificado pela primeira vez em águas catarinenses em 2008.
Segundo a diretora de pesquisa do ProFRANCA, Karina Groch, no dia 3 de julho as baleias foram vistas na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, no Sul catarinense. Elas ficaram na região até 16 de julho. Em 2011 e 2015, a baleia adulta já havia sido avistada em Santa Catarina.
A B496 sempre estava acompanhada de filhote em todas as vezes que foi encontrada no Estado. A pesquisadora ainda acrescenta que os registros são importantes para demonstrar que há um crescimento e recuperação da população da espécie ameaçada de extinção no Brasil.
“O registro com o intervalo de 40 dias foi importante para avaliar o crescimento do filhote, que é bastante rápido após o nascimento, para garantir a sobrevivência durante a migração e chegada nas áreas de alimentação na região Antártica. As baleias-franca procuram águas quentes e calmas para o nascimento e cuidados dos filhotes durante os 2 a 3 primeiros meses de vida”, explicou a pesquisadora.
De julho a novembro ocorre a temporada reprodutiva das baleias-franca, com pico de ocorrência em setembro, quando ocorre o principal sobrevoo de monitoramento da espécie. O sobrevoo é executado para o monitoramento dos animais em Santa Catarina e no Litoral Norte do Rio Grande do Sul – informações do portal G1.
Neste ano, o ProFRANCA também está saindo com embarcações para um estudo inédito sobre a ecologia alimentar das baleias-franca.