Os voluntários de um abrigo animal que fica em uma das áreas mais devastadas pelas enchentes recentes na Malásia resgataram os 120 gatos e cachorros da instituição enquanto a água subia ao redor do abrigo. As inundações já causaram o deslocamento de 60.000 pessoas e a morte de ao menos 17 pessoas, em 8 estados do país por conta das chuvas torrenciais desde sexta-feira da semana anterior, segundo a agência Reuters.
A subida da água ao redor do abrigo Arusza Animal Shelter, no estado de Selangor, apareceu nas câmeras de vigilância, que foram colocadas após a morte de dois animais em enchentes anteriores, quando não havia ninguém no abrigo, segundo a voluntária Juanita Izzudin.
Assim que os voluntários souberam que as autoridades iriam abrir as comportas de uma barragem próxima ao abrigo, eles alugaram caminhões para transportar os 10 cães e 100 gatos para um lugar mais seguro. De acordo com Juanita Izzudin, as câmeras de vigilância foram essenciais para o resgate.
Em entrevista à Reuters, ela contou que agora quando há chuva forte é possível ver o movimento, a água e tudo que está acontecendo, já que não querem que o mesmo erro aconteça novamente. Juanita, que também possui um serviço de transporte de animais domésticos, diz que agora o abrigo enfrenta a missão de sustentar os animais, já que perderam muitos de seus suprimentos.
De acordo com Juanita, os animais que enfrentam enchentes costumam ficar expostos a bactérias que podem ser transmitidas pela água, além de danos aos pulmões e outros problemas de saúde.
Desde o fim de semana, as redes sociais do país foram tomadas por pedidos de resgate de animais presos em casas e abrigos inundados. O departamento de meteorologia da Malásia já fez um alerta sobre a chegada de mais chuva forte no país para os próximos dias.