EnglishEspañolPortuguês

ABUSO

Animais considerados amigáveis são os mais explorados pelos humanos

As pessoas se aproveitam de personalidades gentis e tranquilas para explorá-los em testes e entretenimento, além das indústrias da carne e moda

15 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Os animais mais amigáveis e gentis são alguns dos mais queridos, mas infelizmente, também são os mais propensos a serem mantidos em cativeiro e abusados por humanos.

Chamar um animal de “amigável” pode significar várias coisas, mas, em geral, consideramos um animal amigável se ele demonstra afeto e cuidado pelos outros, tem a capacidade de coexistir pacificamente com outras espécies e é capaz de formar laços duradouros.

Muitos animais demonstram esses atributos em relação aos humanos especificamente, como cães e gatos; outros, como capivaras e cisnes, são amigáveis em relação a praticamente qualquer outra ser vivo que encontram.

Entre os animais considerados amigáveis, temos os porquinhos-da-índia e os coelhos, que são conhecidos por serem muito apegados aos seus tutores, gentis, curiosos e tranquilos. Infelizmente, essa personalidade é uma das razões pelas quais eles são frequentemente selecionados como cobaias para cosméticos e medicamentos.

Outro exemplo são as belugas, que são animais muito curiosos e brincalhões, e por conta de sua personalidade são mantidos em cativeiros em aquários.

A relação dos humanos com os cães é de longe a mais famosa, visto que eles são considerados os melhores amigos do homem. Mas, ainda assim, vemos que eles são explorados em testes e muitas vezes sofrem maus-tratos por parte de seus tutores.

Um estudo de 2015 sugeriu que as ovelhas gostam de ser acariciadas por humanos – e se você já esteve em um santuário de fazenda, não precisa de um estudo para saber disso. As ovelhas formam laços próximos com as pessoas que cuidam delas, e há evidências de que elas são ainda melhores em interpretar as expressões faciais humanas do que os cães. Infelizmente, a tosquia é extremamente prejudicial para as ovelhas, assim como a produção de carne de cordeiro.

Não é coincidência que a maioria dos animais nesta lista tenha sido domesticada por humanos. Os mesmos traços que associamos à amizade, como o afeto, confiança, proximidade física, são os mesmos traços que tornam uma espécie suscetível à domesticação. Em alguns casos, isso funcionou bem para os animais em questão: cães e gatos, por exemplo, se beneficiaram imensamente de sua relação próxima com os humanos.

Outras espécies não tiveram tanta sorte. Vacas, coelhos, ovelhas, porquinhos-da-índia e outros sofreram imensamente devido à sua amizade para com os humanos. É uma lógica cruel que os animais mais afetuosas acabem sendo as mais abusadas, mas infelizmente, é assim que muitas vezes acontece quando os humanos interagem com animais gentis.

    Você viu?

    Ir para o topo