EnglishEspañolPortuguês

DENÚNCIA

Gatos têm colunas vertebrais lesionadas e ficam paraplégicos em experimentos

27 de janeiro de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: White Coat Waste Project (WCW)

O White Coat Waste Project (WCW) é uma organização especializada em denunciar abusos e crueldade contra animais em experimentos científicos e propagar uma nova ciência que opte por métodos substitutivos mais seguros que não causem nenhum sofrimento a qualquer ser vivo.

Recentemente, o WCW divulgou que o U.S. Department of Veterans Affairs (VA) – Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA – está torturando gatos, causando lesões nas colunas vertebrais dos animais e os deixando paralíticos para uma suposta pesquisa com fins mal esclarecidos.

O relatório divulgado pelo WCW aponta que ainda muitos animais têm parte dos cérebros removidas e se tornam zumbis. Com dificuldades de equilibro e raciocínio, eles são obrigados a correr em esteiras e atravessar pistas de obstáculos.

No meio do experimento, os gatos têm a espinha dorsal mutilada e são obrigados novamente a realizar uma série de atividades repetitivas e sem sentido. Quando estão exaustos e não conseguem mais cumprir os desígnios dos seus algozes, eles são mortos. Todos os animais abusados nos experimentos eram totalmente saudáveis.

Foto: White Coat Waste Project (WCW)

Outro ponto levantado pelos ativistas é a falta de ética e transparência, pois todos os experimentos foram custeados com dinheiro público e não há nenhum resultado e justificativa divulgada. Não um levantamento da origem dos animais e de quantos animais foram torturados e condenados à morte.

O VA é o único órgão público dos EUA que têm autorização irrestrita para realizar experimentos em gatos. O White Coat Waste Project está pressionando o Congresso para que os testes sejam abolidos definitivamente, mas só conseguiu vitórias parciais.

Uma nova legislação aprovada promete cortar fundos para experimentação do VA até 2025, mas não impede que o órgão busque patrocinadores privados.

    Você viu?

    Ir para o topo