População de gorilas aumenta em zona montanhosa dos Grandes Lagos da África

           
Foto:Reprodução/AFP

A população de gorilas de montanha registrou um aumento de 25% em sete anos na cadeia montanhosa de Virunga, uma de suas princiapis zonas de habitat na África Central, segundo um censo realizado pelas autoridades dos três países da região.

A maioria dos gorilas de montanha vive na cadeia vulcânica de Virunga, que abriga três parques nacionais contíguos, repartidos nos territórios de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo (RDC).

A população dos gorilas de montanha (Gorilla beringei beringei), em perigo de extinção, passará de 380 indivíduos em 2003 a 480 em 2011, segundo os resultados do censo publicados nesta terça-feira.

Este estudo foi financiado por organizações protetoras do meio ambiente nacionais e internacionais.

“O aumento do número de gorilas de montanha mostra que estamos colhendo os frutos de nossos esforços cotidianos por conservar a espécie na cadeia montanhosa de Virunga”, afirmou Rica Rwigamba, da Agência Ruandesa de Desenvolvimento.

A população mundial da espécie soma 786 indivíduos.

Os gorilas de montanha são a principal atração turística de Ruanda e geram importantes rendas para Uganda.

Fonte:AFP

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo