Vírus que permaneceram congelados pelos últimos 15 mil anos foram encontrados na China, mais especificamente na região do Tibete. A descoberta é resultado de uma pesquisa de campo realizada por um grupo de cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
Os vírus foram encontrados em uma geleira que pertence a um grupo de superfícies denominadas “permafrost” – ou permanentemente congelado, em tradução livre. Nesses locais, característicos do Ártico, do Canadá e da Rússia, a temperatura se mantém abaixo de zero durante todo o ano, preservando assim organismos importantes para os cientistas.
No ponto exato em que os vírus foram identificados no Tibete, a pesquisa de campo só pôde ser realizada graças ao derretimento das geleiras. A análise genética apontou a existência de 33 tipos de vírus, sendo que 28 deles nunca haviam sido encontrados.
O estudo teve como foco vírus que infectam bactérias, denominados bacteriófagos. A expectativa dos cientistas é de que os dados sirvam como base para desenvolver novas pesquisas na área das comunidades virais existentes nas geleiras.
As informações foram divulgadas no periódico científico Microbiome. “Esses métodos e conjuntos de dados podem permitir que os pesquisadores contextualizem novas descobertas e comecem a incorporar micróbios do gelo e seus vírus ao contexto das mudanças climáticas passadas e presentes em regiões geograficamente diversas em todo o mundo”, diz o artigo escrito pelos cientistas.