O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a soltura de 80 animais silvestres nesta quarta-feira (21/09), entre eles serpentes, pássaros e bicho-preguiça.
A ação faz parte das atividades permanentes dos dois órgãos que reintroduzem em seus habitats naturais os animais apreendidos em operações ambientais ou devolvidos voluntariamente. Os locais da soltura não são revelados para evitar que os animais sejam recapturados.
Foram soltos nesta manhã 60 passeriformes das espécies papa-capim, sanhaço, sebite, canário da terra e guriatã. Além deles, 14 serpentes também voltaram a viver em seu ambiente natural. Foram soltas jibóias, salamantas, coral verdadeira, dormideira, cipó e cobra verde.
Todos os animais estavam nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), pertencente ao Ibama e que fica em Maceió. Eles passaram por um período de avaliação antes da soltura.
Os que apresentavam sinais de maus-tratos ou estavam machucados, foram tratados e recuperados. Em seguida, receberam anilhas e microchip de identificação para que sejam monitorados a partir da soltura. Os equipamentos também ajudam a combater o tráfico de animais silvestres.
Fonte: g1