EnglishEspañolPortuguês

SUPERAÇÃO

Vídeo: resgatada após 8 dias soterrada, gatinha Vitória se recupera em Petrópolis

28 de fevereiro de 2022
Thayanne Magalhães l Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Gata Vitória: ela segue se recuperando — Foto: Reprodução/Redes sociais

A gatinha Vitória continua se recuperando bem depois de ser resgatada dos escombros do desabamento do Morro da Oficina, em Petrópolis (RJ), depois de passar oito dias soterrada. Ela segue internada na CliniPet, uma clínica referência para animais resgatados nos desabamentos que atingiram a cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro desde o dia 15 de fevereiro.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra toda a evolução do seu estado e dos tratamentos pelos quais passou. As imagens mostram a gatinha chegando bastante debilitada e suja de lama, e depois, já recuperada, se mexendo e demonstrando ganho de peso.

“A gatinha Vitória está evoluindo bem ao tratamento, está sendo monitorada por toda equipe, mas ainda precisa de cuidados intensivos para a sua recuperação. Está se alimentando bem, já apresenta mobilidade nas patinhas, e sua função intestinal e urinária estão normais”, disse o veterinário Guilherme Mayorga ao G1.

Superação

Vitória, que ficou oito dias embaixo da terra, chegou à clínica em choque hipovolêmico e sem mobilidade, fez um ecocardiograma na quinta-feira (24) e apresentou poucas alterações depois que foi socorrida.

As patinhas também já voltaram a mexer e Vitória já até “amassa pãozinho”, hábito comum dos gatos de afofar um lugar antes de deitar.

“Ela foi uma guerreira por resistir por tanto tempo”, disse o veterinário Guilherme Mayorga, que cuida de Vitória, em um vídeo da clínica.

Milagre após oito dias

Vitória foi resgatada por bombeiros após passar 9 dias soterrada por destroços das enchentes em Petrópolis. Ela tinha estado clínico grave. A gatinha tem 5 anos de idade e, soterrada, ficou muito tempo sem comer e beber.

“Isso acaba desencadeando algumas doenças concomitantes, além das lesões que tem no corpo”, disse o veterinário Guilherme Mayorga, da Clinipet, na época.

A CliniPet também está recebendo outros animais resgatados nos escombros, fornecendo cuidados e tentando localizar os tutores. Caso não seja possível, os animais serão colocados para a adoção.

Dependendo do estado de saúde do animal, eles também já estão providenciando a castração.

 

Você viu?

Ir para o topo