O vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) afirmou que apoia a luta das organizações não governamentais (ONGs) do Estado pela sanção do Projeto de Lei nº 461/2009, que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses e similares. A matéria, aprovada pela Assembleia Legislativa (Ales) em dezembro último, aguarda apreciação do Executivo.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (13), durante audiência realizada no Palácio da Fonte Grande, com a participação do deputado Doutor Hércules (PMDB), autor do projeto. O parlamentar estava acompanhado por representantes de ONGs de defesa dos animais.
Para o vice-governador, então no exercício da governadoria, a sanção do projeto que prevê mecanismos de proteção aos animais deverá merecer o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB). No entanto, observou que, para tanto, o Governo aguarda a avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) quanto à constitucionalidade da matéria.
“Eu, com minha prática humanista, não tenho dificuldade nenhuma em apoiar esta causa, até porque, como cidadão, me coloco à disposição do movimento de proteção animal não só nesta agenda, mas em todas que deverão surgir a médio e longo prazos”, garantiu Ricardo Ferraço.
O deputado Doutor Hércules, por sua vez, se disse satisfeito com o resultado do encontro. “Fiquei muito emocionado com o apoio do vice-governador Ricardo Ferraço à sanção do projeto de minha autoria e que contou com a participação de tantas entidades ligadas à defesa e proteção animal do Espírito Santo”, disse o parlamentar.
Em homenagem ao deputado autor do projeto, se for macho o filhote receberá o nome de Hércules. Se for fêmea, se chamará Vitória em reconhecimento à sua contribuição à sociedade protetora dos animais.