Uma gata, de oito anos de idade, que vive na Inglaterra, passou por uma cirurgia para retirar o que os veterinários acreditavam ser um grande tumor, segundo o jornal Daily Mail desta quinta-feira (26). Mas, para o espanto deles, e alívio dos tutores, o “tumor” era, na verdade, uma bola de pelos enorme, com peso equivalente ao de dois aparelhos de celular smartphone.
A gatinha de pelos longos chamada Gemma quase morreu, depois que a massa gigante se expandiu até encher o estômago inteiro e a deixou incapaz de comer. O animal foi levado para a cirurgia depois de se recusar a comer por cinco dias. Ela estava com muita fome, mas não havia espaço em seu estômago. Depois de ter sido submetida a exames, como raio-x e ultrassom, a enorme massa foi encontrada.
Inicialmente, os veterinários acreditavam que ela tivesse um tumor gigante em seu estômago. “Havia uma grande massa no abdome dela e pelo tamanho, a gente achou que fosse um tumor. Era, realmente, muito grande”, disse um dos veterinários. “Quando abrimos a barriga dela e encontramos a bola de pelos, ficamos muito espantados com aquele tamanho, pois nunca vimos nada parecido”.
Os veterinários que atenderam a gata disseram que a massa de 215 gramas é a maior que já viram. “Sou veterinário há 40 anos e esta é a maior bola de pelos que eu já vi na vida”, disse um deles.
A gata passou por uma cirurgia e o material foi removido. “Por alguma razão Gemma não expeliu as bolas de pêlo de seu organismo naturalmente. Depois que a massa chegou ao tamanho que encontramos, era praticamente impossível retirá-las de forma natural”, disse um dos veterinários.
Um dia depois da cirurgia, a gata estava bem e voltou a comer normalmente.
Fonte: Planeta Bicho