Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
A Polícia Nacional da Espanha declarou nesta terça-feira (17) que um veterinário colombiano foi preso pelas autoridades em Lugo, na Galícia, já que tinha ordem de captura internacional (OID), sob ordens dos EUA, por implantar pacotes de heroína liquida em cães que enviava ao país. As informações são do Starmedia.
De acordo aos dados da policia, o veterinário Andrés L.E., de nacionalidade colombiana, importava heroína desde setembro do 2004, de seu país até os EUA. Durante este período o veterinário implantou cirurgicamente pacotes da sustância nos corpos dos cães. As autoridades explicaram que após descoberto, em janeiro do 2005, a polícia de Colômbia registrou uma fazenda que operava de Medellín (Colômbia), onde foram enviados três quilogramas de heroína liquida no interior de seis cães.
A droga foi extraída dos cães que estavam sendo enviados aos EUA. Após o registro das autoridades, o veterinário fugiu de Colômbia, porém o individuo tinha uma ordem de captura internacional. Finalmente os agentes espanhóis localizaram o suspeito em Lugo, onde foi imediatamente preso em seu domicilio.
As investigações foram realizadas pelos agentes do Grupo de Localização de Fugitivos Internacionais da Brigada Central de Crime Organizado da UDYCO (Unidade de Drogas e Crime Organizado), Central da Delegacia da Policia Judicial e agentes da Brigada Provincial da Policia Judicial de Lugo.