EnglishEspañolPortuguês

Vereador propõe criação do Dia Municipal da Adoção Animal em Curitiba (PR)

15 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Imprensa Vereador Professor Galdino

O vereador Professor Galdino (PSDB) protocolou um projeto de lei na Câmara de Curitiba que institui o Dia Municipal da Adoção Animal, a ser comemorado anualmente no dia 25 de maio.

A data visa incentivar a adoção de animais domésticos justamente para evitar que os animais permaneçam abandonados. Atualmente, segundo dados da Sociedade Protetora dos Animais (SPAC), existem cerca de 450 mil animais nas ruas da capital, e esse número cresce a cada dia.

“No dia 25 de maio é comemorado o dia da adoção humana. Assim, a escolha da data alia a relevância das matérias, trabalhando pela expansão da percepção do conhecimento biocêntrico. Ainda, podemos ressaltar o valor da aliança da adoção humana em conjunto com a adoção animal. Um cachorrinho, por exemplo, provoca diversos estímulos e ajuda a criança a exercitar a coordenação motora, treinando a engatinhar ou andar quando tenta correr atrás do animal. O olfato, visão e audição também são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.”, explicou Galdino.

O projeto do vereador propõe algumas ações a serem realizadas nesta data. Confira algumas delas:

– Promoção de campanhas educativas sobre os direitos dos animais e a guarda responsável;

– Combate aos maus-tratos e defesa jurídica dos interesses dos animais;

– Organização de eventos de doação de animais acolhidos e cuidados por voluntários em praças e shoppings do município, facilitando a adoção pela população;

– Divulgação em website oficial de animais para adoção, conforme sugestão anterior do prof. Galdino através da proposição n° 062.00095.2013, de 04 de abril de 2013, referente a implantação do projeto “AdoCÃO Curitiba”.

– Articulação de protetores voluntários em uma grande rede de cooperação.

– Criação de campanhas contra o comércio de animais incentivando a adoção.

– Elaboração e manutenção de cadastro de instituições protetoras de animais, podendo estabelecer convênios com as mesmas.

– Orientação à população quanto a nova filosofia de respeito, proteção, defesa e promoção dos animais a ser implantada pela prefeitura de Curitiba.

– Organização de eventos onde sejam disponibilizados serviços como a emissão do Registro Geral Animal (RGA), que é o “RG” do Animal, a microchipagem, a emissão de guia para castração gratuita entre outras orientações veterinárias.

Você viu?

Ir para o topo