Com o réveillon e as férias de janeiro, tutores de animais domésticos, especialmente cães, precisam deixá-los em algum lugar antes da viagem de descanso da família. Mas nessa hora, escolher bem o hotelzinho do seu animal faz toda a diferença. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV) listou a pedido do EPTV.COM uma série de dicas para você não errar na escolha.
Em relação aos requesitos de escolha do local, o CRMV indica que o primeiro passo é checar no site do órgão (www.crmvsp.org.br) se a clínica ou estabelecimento de hospedagem tem registro no Conselho Regional. É só clicar no link “Consulta Estabelecimentos”. Depois, ao visitar o local escolhido, geralmente é exigido que os animais já estejam vacinados e com o controle de ectoparasitas antes da hospedagem. As vacinas necessárias são; cinomose, hepatite, parvovirose, leptospirose, parainfluenza e coronavirose. Animais doentes não devem ficar em hotéis, mas em clínicas ou hospitais veterinários. Ainda é preciso observar se o espaço escolhido tem um solário, local reservado para banhos de sol, no canil e uma área de passeio. Ainda segundo os médicos do CRMV, o tutor do cão pode pedir referências para quem já deixou o animal lá.
Vale lembrar que os tutores de hospedagem para animais precisam respeitar o Decreto Lei 40.400/95, que regulamenta o setor. Clique aqui para conhecer a norma.
Sem dinheiro para pagar hotel? E aí?
Quem não pode pagar pela hospedagem do animal deve levá-lo para a casa de um parente ou amigo, mas os especialistas alertam que deve ser feito um teste antes da hospedagem real. O cão, por exemplo, deve ser levado para a “nova” casa dias antes para ver se ele se adapta. Caso contrário, o tutor terá tempo de procurar outro local. Muitas pessoas viajam e deixam cães sozinhos por alguns dias. Isso é possível, segundo o CRMV, mas algumas observações precisam ser levadas em conta. Primeiro, o animal precisa estar acostumado a ficar só. Mesmo assim, é preciso que alguém faça visitas ao bicho todos os dias. É necessário levá-lo para passear diariamente, para que ele possa se exercitar.
Viagem com o animal
Muitas pessoas preferem levar o animal nas viagens de carro. Segundo o CRMV, ele deve ser levado em uma caixa de transporte ou atrelado ao cinto de segurança. E sempre no banco traseiro.
Os especialistas alertam que já existem no mercado cintos específicos que podem ser anexados aos do carro.No caso de viagem de avião, o cão será transportado na caixa de transporte de animais.
Mas independente do tipo de transporte, o tutor deve levar a carteira de vacinação do cachorro e um atestado sanitário, emitido por um médico veterinário.
Vale lembrar que o animal pode ser sedado antes da viagem, mas isso só pode ser feito por um profissional da área.
Diárias
As diárias em hotéis para cães variam de um local para outro. Em Campinas e região, o valor inicial é de R$ 35, mas os preços sobem, em alguns casos, com o tamanho do cão. Em janeiro de 2011, as diárias devem subir. Alguns já anunciam preços a partir de R$ 50.
Fonte: EPTV