De 14 a 18 de janeiro último, integrantes da Vanguarda Abolicionista, de Porto Alegre, estiveram na cidade de Veranópolis, a cerca de 170 quilômetros da Capital, realizando trabalho voluntário no abrigo para cães da ONG APAVE – Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis de Veranópolis. São cerca de 60 cachorros abandonados que foram recolhidos pela entidade, tratados e agora são mantidos em uma sede emprestada por um empresário local.
Liderada pela protetora Vivânia Casér, a ONG enfrenta as dificuldades já tradicionais do ramo – apoio do poder público aquém do necessário, muito serviço para poucas pessoas, gastos emergenciais, constante abandono de novos animais, volume de doações quase sempre insuficiente.
Dois dos integrantes da Vanguarda Abolicionista fizeram limpeza do local, distribuição de comida e água, manutenção das instalações e demais atividades, diariamente. No próximo mês, mais alguns dias serão dedicados pela VAL à APAVE.
Durante o período de acompanhamento, o telefone da dirigente da APAVE sempre estava tocando – pessoas querendo descartar animais no abrigo, e outras solicitando que a ONG capturasse animais silvestres – como lagartos e porcos-espinhos – que estavam no pátio de suas casas.
“Mas o pior são os que ligam ameaçando, falando que, se não buscarmos o cachorro até determinada hora, vão matar e pronto”, lamenta a protetora Vivânia, conhecida na “Terra da Longevidade” pela sua dedicação aos animais. Interessados em ajudar com doações ou adotar um cão podem ligar para o telefone (54) 3441-1268.