(da Redação)
Uma inquisitiva manada de vacas foi o suficiente para levar Ian Ellis, que estava observando pásaros na reserva natural Frampton Marsh em Lincolnshire, no Reino Unido, a olhar algo mais de perto através de seu telescópio no mês passado.
Mas ao invés de um pássaro, o que surpreendeu Ellis pelas suas lentes foi um filhote de foca, que o espreitava de volta. A minúscula foca, que depois se descobriu que era uma fêmea, estava presa em uma lagoa de lama e era observada pelas vacas curiosas. As informações são site do Huffington Post.
De acordo com a ABC News, o animal supostamente teria nadado pelo pântano enquanto o Mar do Norte estava alto, e encalhou quando a maré baixou.
Ellis procurou pela mãe da pequena filhote e, por não ter conseguido encontrá-la, decidiu pedir ajuda. Ele entrou em contato com Toby Collett, um guarda da Royal Society for the Protection of Birds, e Duncan Yeadon, diretor do Skegness Natureland Seal Sanctuary.
Yeadon deu a Ellis e Collett instruções sobre como resgatar o animal, que deveria ter somente cinco dias de vida, e movê-la com segurança. Em seguida, ele tomou providências para que a pequena fosse transportada para o santuário Natureland, para reabilitação.
“Assim que ela chegou ao Natureland, foi levada direto para o Seal Hospital (hospital de focas) para começar o seu tratamento”, disse Yeadon em um post no Facebook, contando a jornada épica do animal. “Seu principal problema é que, aos cinco dias de vida, ela já havia ficado órfã e parecia quase não ter se alimentado desde que nasceu, de modo que perdeu muito peso e estava desidratada”.
A filhote, que recebeu o nome “Celebration”, tomou antibióticos para tratar uma infecção respiratória e ficou “mais do que feliz” ao ser alimentada com “arenques cheios de gordura”, para ajudá-la a ganhar rapidamente um peso saudável.
Yeadon disse que Celebration será devolvida à natureza assim que ela atingir o peso ideal, que é de cerca de 30 quilos, e demonstrar que é capaz de se alimentar sozinha.