Os incêndios florestais que atingiram o estado americano de Washington em agosto desse ano, deixaram muitos animais mortos e feridos. Entre eles alguns filhotes de urso-pardo foram recuperados após sofrerem queimaduras no rosto, orelhas e patas.
Uma das famílias desses ursos está prestes a voltar para casa. É que com o final do tratamento agora em novembro, em breve eles poderão retornar para o seu habitat.
Considerado o incêndio florestal mais mortal dos Estados Unidos em 2021, esse tipo de fenômeno vem crescendo rapidamente em todas as regiões do planeta e acende o alerta sobre as mudanças climáticas e as graves consequências delas para os animais e o meio ambiente.
Enquanto isso os ursinhos irão hibernar em uma câmara adaptada no instituto Paws, que é uma sociedade de bem-estar animal de Washington, que vem atuando na recuperação da vida selvagem atingida por grandes catástrofes.
Na volta para a vida em meio a natureza, os ursos vão usar um colar com sistema de GPS acoplado para rastreamento e preservação da espécie.