Uma família de ursos-pardos mantida em cativeiro por anos em um hotel extinto na Ucrânia foi resgatada por ativistas e levada para um santuário de ursos.
O casal de ursos-pardos Sirko, de 13 anos, e sua parceira Ruta, de 13, foram libertados junto com seu filhote de cinco meses, Andor, de um hotel e restaurante inativo na cidade de Skole, no oeste da Ucrânia, e levados para o Santuário Urso Domazhyr, próximo a cidade de Lviv em 22 de junho.
Os ursos adultos foram traficados por seus antigos guardiões e trancados em um minizoológico particular vizinho ao hotel, para proporcionar entretenimento aos hóspedes e conquistar mais visitantes.
Seu filhote, Andor, foi criado pelos proprietários do local após seu nascimento em janeiro de 2021, já que a guarda privada de ursos continua legal no país, apesar dos apelos dirigidos às autoridades ucranianas para proibir a criação privada e a manutenção de ursos em condições desumanas.
Conforme a organização global de bem-estar animal FOUR PAWS, que realizou o resgate, todos os três ursos passaram a maior parte de suas vidas em um recinto de concreto, desnutridos e incapazes de demonstrar qualquer comportamento natural.
O veterinário Marc Golkel do Instituto Leibniz para Pesquisa de Zoológicos e Animais Selvagens, que examinou os três ursos no local, disse que: “Sirko e Ruta têm problemas dentários que serão tratados assim que se ajustarem ao novo ambiente. Sirko também será castrado”.
Quanto ao filhote, acrescentou: “A saúde de Andor parece estar em boas condições. Planejamos microchipar, vacinar e desparasitar ele após sua chegada ao santuário de ursos, para que ele possa crescer e se tornar um urso saudável”.
Depois de chegarem ao Santuário de Ursos de QUATRO PATAS Domazhyr, Sirko e Ruta serão liberados em um amplo recinto florestal após passarem por um período de adaptação.
De acordo com a organização de bem-estar social, como Andor ficou distante de sua mãe Ruta muito jovem e os dois não conseguiram formar um vínculo mãe e filho, não seria seguro reuni-los.
Sendo assim, Andor, de cinco meses, viverá em um recinto separado com companheiros de uma idade semelhante para se socializar.
As leis ucranianas permitem a manutenção de ursos em zoológicos e santuários públicos, bem como em cativeiro privado, se os guardiões puderem provar que não foram capturados na natureza, mas adquiridos ou resgatados.
No entanto, o diretor da FOUR PAWS Ucrânia, Taras Boiko, discorda das leis atuais e acredita que os ursos precisam se mover, explorar e nadar em ambientes naturais. Ele disse: “Cerca de 100 ursos ainda vivem em cativeiro privado em pequenas gaiolas perto de restaurantes ou em zoológicos privados na Ucrânia. Pedimos para as autoridades ucranianas responsáveis a proibição a criação privada de animais selvagens e a emitir licenças apenas para locais oficiais, como santuários com pessoal qualificado e os recursos necessários”.
O diretor acrescentou: “Isso tornaria ilegal a manutenção e a reprodução descontrolada de animais selvagens por particulares e reduziria consideravelmente o número de ursos em cativeiro que sofrem em condições de manutenção cruéis”.
O Santuário de Ursos Domazhyr, que se espalha em uma superfície de 7,7 hectares (19 acres), já resgatou 25 ursos de condições de vida cruéis, e foi oficialmente aberto para visitantes em outubro de 2017.