EnglishEspañolPortuguês

REINTRODUÇÃO NA NATUREZA

Ursos resgatados de fazenda de extração de bile voltam a ter contato com a natureza

Eles foram resgatados em outubro e estavam presos em gaiolas desde 2002

29 de dezembro de 2023
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Animals Asia

Buzz e Armstrong, ursos resgatados de uma fazenda de extração de bile, voltaram a ter contato com a natureza. Os animais que anteriormente foram negligenciados, são os primeiros ursos a se mudar para o novo santuário da Animals Asia no Parque Nacional Bach Ma, no Vietnã.

Em outubro de 2023 a instituição Animals Asia realizou um resgate de dois ursos em uma fazenda no Vietnã, local onde a prática é ilegal, após receber um chamado das autoridades vietnamitas sobre um fazendeiro disposto a entregar seus animais. Quando a organização chegou à fazenda, os socorristas encontraram Buzz e Armstrong, em jaulas descritas como pequenas, estéreis e escuras, onde recebiam extrações regulares e dolorosas de bile.

A prática é realizada na espécie Ursus thibetanus, mais conhecida como urso-negro-asiático, e é considerada um tipo de violência ao animal. “As condições nessas fazendas de bile são desumanas e anti-higiênicas. Os ursos muitas vezes são mantidos em gaiolas muito pequenas, onde não conseguem se virar ou ficar de pé. Eles crescem nessas gaiolas pequenas a ponto de seus corpos se contorcerem para se ajustar às barras”, disse um porta-voz da Animals Asia em comunicado.

Após tanto sofrimento, os ursos foram retirados das gaiolas pela primeira vez desde 2002 e os transportaram para o santuário. Uma vez que eles se estabeleceram, passaram por um período de quarentena de 30 dias. “Isso é para mantê-los sob cuidados intensivos, monitorar cuidadosamente sua saúde mental e física. O período de quarentena também é importante para prepará-los para acessar tocas e recintos com outros ursos, ajudando-os a recuperar gradualmente força e confiança”, compartilhou a Animals Asia.

Em dezembro, após concluir o período de quarentena e receber tratamento para desidratação, problemas dentários e desnutrição, Buzz teve a oportunidade de ver seu amplo habitat ao ar livre no santuário pela primeira vez. A Animals Asia registrou o momento em vídeo.

Dias depois, os protetores Armstrong a natureza também. “Há um vínculo tão profundo e especial entre esses dois. De fato, Armstrong e Buzz estiveram juntos na fazenda por mais de 20 anos sem interações diretas, mas sempre sentiram a presença um do outro. Em seu primeiro encontro, eles se abraçaram logo depois que nossa equipe abriu a porta deslizante. Ambos ficaram super animados, como se tivessem sido separados por muito tempo, finalmente se encontrando após todas as saudades e amor”, disse a Animals Asia.

Buzz e Armstrong agora vivem como companheiros de toca, fazendo companhia um ao outro e desfrutando das regalias de seu novo lar cuidadoso juntos. Buzz mostrou a seus cuidadores que adora mel e geleia de morango e gosta de tirar uma boa soneca depois de um lanche.

A Animals Asia espera que o resgate de ursos como Buzz e o compartilhamento de suas histórias aumentem a conscientização sobre como a criação de bile de urso afeta esses animais. Os ursos-negros-asiáticos, espécie comumente usadas na criação de bile, estão próximos da extinção no Vietnã, com uma estimativa de declínio de 31% nos últimos 30 anos, de acordo com a organização.

    Você viu?

    Ir para o topo