Os habitantes de uma aldeia de Chukotka, no Extremo Oriente da Rússia, encontraram vestígios de pelo menos 50 ursos polares no povoado e conseguiram avistar 25, incluindo uma fêmea com seus filhotes, segundo comunicado do Departamento local de Proteção à Fauna. De acordo com especialistas, nesta temporada animais desta espécie já procuram as aldeias da área, mas nunca em bandos tão grandes.
As autoridades já alertaram os moradores sobre a necessidade de tomar medidas de precaução, especialmente durante as saídas noturnas. A polícia estará em alerta para afugentar os animais das aldeias em caso de novas incursões.
Ao mesmo tempo, o Departamento de Proteção à Fauna lembra que é terminantemente proibido matar ursos polares, na medida em que eles estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Sua caça implica responsabilidade penal, a não ser que se tenha permissão especial da Agência Federal para a Supervisão do Uso de Recursos Naturais, que para isso exige provas de que o animal representa ameaça real à vida e à saúde humana.
Fonte: Diários da Rússia