Por Walkyria Rocha (da Redação)
Oficiais da polícia de uma pequena cidade da Califórnia quebraram a janela de um carro na noite de domingo (13) para livrar um urso preto que havia ficado preso dentro de um Honda SUV, último episódio de um aparente “surto” de ursos presos que aconteceu na área perto do resort do Lake Tahoe. Entretanto, liberar o urso não tem sido o procedimento padrão, já que estes são muitas vezes mortos pela polícia local.
O problema está se espalhando pela região e os ativistas de direitos animais lutam para proteger a população de ursos do local. Eles alegam que os proprietários de negócios em Lake Tahoe são assassinos e executores por espalharem a matança sobre os animais.
A polícia local disse que o urso que vagueava pela área causou danos substanciais ao veículo estacionado na cidade de Truckee, perto de LakeTahoe, e pediu que seus agentes quebrassem a janela porque não puderam localizar o proprietário do carro.
O último incidente, o terceiro em apenas duas semanas na pequena cidade que fica na passagem de Donner, famosa por ter um inverno muito rigoroso, é o mais recente de uma série de dramas relacionados a ursos que têm acontecidos na área de Truckee.
“Houve grandes danos aos três veículos”, disse a polícia de Truckee em um depoimento. “Imagine o que um urso estressado e faminto poderia fazer dentro do seu carro’.
“Na última semana, um urso ficou preso em um carro estacionado em Truckee e foi solto pelo dono do carro e, na semana anterior vi outro urso preso em um carro que conseguiu quebrar a janela para escapar. Ursos podem e realmente abrem portas de carros que não estejam trancadas”, disse a polícia. “Nunca deixe comida ou o que quer que seja que tenha algum cheiro no seu carro”.
Starked ajudou a manter uma vigília de 24 horas em uma armadilha montada recentemente em uma casa de Incline Village, onde uma fêmea de urso havia arrombado por duas vezes a garagem.
“É tão injusto”, disse Stark. “Quero ajudar a protegê-los”.
Enquanto a polícia de Truckee aconselhava aos moradores que observassem as recomendações da Liga do Urso, outros ativistas cobriram as armadilhas com Pinho Sol para deter os ursos e chegaram até a usar ursos de pelúcia para enganá-los, relatou Sacramento Bee.
Uma pagina do Facebook chamada “O muro da vergonha de Lake Tahoe”, mostra os lugares onde existem latas de lixo ou onde há armadilhas próximas.
Alguns moradores e os comerciantes chamam as autoridades locais para que tomem providências em relação aos ursos, entretanto, a solução costuma ser o assassinato. John Brissenden, diretor do Resort Sorensen, teve dois ursos mortos em seu resort ano passado.
Essa tática assassina fez com que os proprietários ficassem relutantes em pedir ajuda aos funcionários das autoridades locais, disse o diretor do Departamento de Vida Selvagem de Nevada, Tony Wasley. “Por essa razão, eles não querem armadilhas ou até pedem que a armadilha seja removida”, ele disse.
Por outro lado, a diretora executiva da Liga do Urso, Ann Bryant, disse que seu grupo apenas intervém legalmente e não endossa ameaças e adulteração de armadilhas.
“Nós somos acusados de toda espécie de coisas”, disse Bryant. “As pessoas não gostam de ursos e não gostam de nós. Sabemos disso”.
Nota da Redação: Os ursos invadem famintos as lojas e carros, pois em seu próprio habitat, já prejudicado pela intervenção humana, não há alimento necessário para sua alimentação. Matá-los nunca deve ser a opção a ser tomada, já que eles estão buscando comida exatamente para escapar da morte.