EnglishEspañolPortuguês

ABSURDO

Austrália ameaça fazer matança em massa de cangurus para controle populacional

14 de maio de 2023
Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Canguru, símbolo australiano, em risco de morte em massa devido ao rápido ciclo reprodutivo do animal. foto: Pixabay

Milhões de cangurus podem morrer na Austrália por causa do aumento populacional do animal, símbolo do país. A desculpa de alguns ambientalistas, que apoiam a morte em massa desses mamíferos é o controle da espécie, que segundo eles, representam um grande problema ambiental para os australianos, por conta do rápido ciclo reprodutivo deles.

O número de cangurus na região pode chegar a dezenas de milhões, quando há uma pastagem abundante após estações chuvosas. Ao mesmo tempo, eles também podem morrer em massa quando a comida acabar.

— Durante a última seca, estimamos que entre 80% e 90% dos cangurus morreram em algumas áreas — explica a ecologista Katherine Moseby. — Eles vão a banheiros públicos e até comem papel higiênico — complementa.

O governo australiano protege os cangurus, mas as espécies mais comuns não estão ameaçadas de extinção. Isto significa que podem ser caçados , mediante autorização prévia, na maior parte do território. De uma forma ou de outra, os animais acabam pagando o preço pela atividade humana.

Todos os anos, até cinco milhões de cangurus são mortos pela carne ou couro. De acordo com as estimativas, a população de cangurus caiu para menos de 30 milhões após terríveis secas no início dos anos 2000, devido a mudanças climáticas, mas, desde então, se recuperou e pode chegar a 60 milhões em breve, dizem os que defendem a matança.

Morte de cangurus

Organizações de defesa animal denunciam o sacrifício como “abate cruel” e pressionam as maiores marcas de roupas esportivas do mundo, como Nike ou Puma, a desistirem de usar couro de canguru em seus produtos.

— A Nike se separou de seu único fornecedor de couro de canguru em 2021 e vai parar de fabricar qualquer produto de couro de canguru em 2023 — disse uma porta-voz da empresa em março deste ano. No estado americano de Oregon, onde a Nike foi fundada, um projeto de lei foi apresentado no início de 2023 para proibir o uso de “qualquer parte do canguru morto” .

— Esses animais nativos são mortos para lucro comercial — denuncia a organização Animals Australia.

Os cangurus fazem parte do ecossistema local, desempenhando um papel importante na cadeia alimentar. Além disso, eles ajudam a controlar a vegetação e a manter o equilíbrio do ecossistema. Como qualquer outro animal, os cangurus merecem ser tratados com respeito e dignidade.

Com informações de: O Globo

Você viu?

Ir para o topo