Um urso foi morto após ferir uma turista ontem (8/7). As autoridades locais disseram que o urso reagiu contra uma turista francesa. Ela sofreu apenas ferimentos leves, enquanto o pobre urso foi baleado e acabou morrendo.
O urso apareceu em um acampamento de turistas no arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico. A mulher fazia parte de uma expedição com 25 pessoas que estavam em barracas no oeste do território, que fica localizado a mais ou menos mil quilômetros do Polo Norte.
“Um urso entrou em um acampamento por volta das 6h30 GMT (3h30 de Brasília) e feriu uma francesa no braço”, declarou à AFP o chefe da polícia local, Stein Olav Bredli. “Sua vida não está em perigo”, acrescentou.
“Houve disparos contra o
urso polar, que se assustou e abandou o lugar”, disse Bredli.
O urso inocente fugiu ferido e foi localizado mais tarde por policiais. Infelizmente, o urso acabou sendo morto pelas autoridades por conta da gravidade de suas feridas.
As autoridades alertam que para estar preparado para um eventual encontro com os ursos, em Svalbard é obrigatório levar um rifle ao sair das comunidades urbanas, o que é um absurdo, pois o local é o habitat natural dos ursos polares, que já vêm sofrendo com problemas climáticos, fome, entre outras mazelas.
De acordo com uma contagem de 2015, no setor norueguês do
Ártico vivem aproximadamente mil ursos polares, uma espécie protegida desde 1973.
Esperamos que as autoridades da região proíbam que as pessoas adentrem áreas de ursos, pois são eles que pagam por isso. Os animais não têm culpa da invasão de seu território por humanos.