EnglishEspañolPortuguês

ESTADOS UNIDOS

Urso-negro desperta de hibernação e famoso resort de esqui tem que fechar suas pistas

20 de abril de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Instagram

Uma nova atração “dorminhoca” movimentou o resort de esqui Palisades Tahoe, na região de Lake Tahoe, nos Estados Unidos, na última semana. Para os frequentadores, a notícia pode não ser muito boa, uma vez que duas pistas do complexo foram fechadas devido ao aparecimento de um urso, provavelmente recém acordado do período de hibernação.

O resort avisou seus clientes e seguidores sobre o ocorrido, inclusive mostrando imagens do visitante. O uso possui tags de monitoramento e já é conhecido do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW), revelou a revista Newsweek. Nos últimos dias, o animal foi avistado “olhando para as pessoas e latas de lixo”, segundo o portal SFGate.

“Tivemos um amigo rondando o topo do Granite Chief [montanha do resort] esta semana. Ele é muito fofo, mas temos dado espaço para ele e para a nossa segurança. É por isso que você deve ter notado alguns fechamentos antecipados nesta área nos últimos dias. Devemos nomeá-lo? Alguma ideia??”, publicou o Palisades em uma rede social.

O animal aparenta ser da espécie urso-negro, característica da Califórnia, com uma população estimada entre 25 mil e 35 mil indivíduos na região, o que gera frequentemente notícias de interações entre humanos e estes grandes mamíferos, que podem se aproximar de casas em busca de alimento, principalmente.

“Dissemos a todos para ficarem atentos com nosso amigo peludo”, afirmou Patrick Lacey, porta-voz do resort, à mídia local. “Não é ideal fecharmos um elevador [das pistas de ski], mas priorizamos a vida selvagem e a segurança dos nossos hóspedes.” Os elevadores dão acesso às pistas de esqui.

Segundo a CDFW, o urso tem entre um e dois anos, foi capturado anteriormente, tagueado para monitoramento e devolvido à natureza. “Não é um urso-problema”, afirmou a corporação ao SFGate. “Ele ficou preso em uma área urbana mais desenvolvida do Lago Tahoe. Esperávamos que ele permanecesse na natureza, mas o urso voltou para perto de onde nasceu.”

Agentes do departamento anunciaram que iriam tentar afastar o urso para áreas mais intocadas da região montanhosa. As técnicas mais comuns nestes casos são fazer barulho, persegui-lo ou mesmo usar armas de paintball, que não ferem o animal, mas criam uma experiência ruim o bastante para que ele evite contato com humanos.

Hibernação termina na primavera

Março e abril são meses de um período quando tipicamente os ursos saem da hibernação nos Estados Unidos. Essa “soneca” prolongada é, na verdade, um estado de atividade metabólica reduzida, durante o qual a frequência cardíaca e a temperatura corporal dos ursos caem significativamente.

Esta redução nos processos fisiológicos permite que os ursos conservem energia, dependendo assim das suas reservas de gordura. Fêmeas dão à luz durante a hibernação, e a toca proporciona um ambiente seguro e quente para os filhotes recém-nascidos durante as semanas mais vulneráveis no início de suas vidas.

“Os ursos comem principalmente vegetação e insetos, que são difíceis de encontrar no inverno. A hibernação é uma maneira elegante para os ursos evitarem ter que sair em busca de comida quando ela não está disponível”, afirmou Christopher Servheen, presidente do conselho da Montana Wildlife Federation e anteriormente coordenador de recuperação de ursos-pardos do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, à Newsweek.

“Os ursos vivem da gordura armazenada durante a hibernação e não comem, bebem, urinam ou defecam por até 4,5 meses. Sua frequência cardíaca diminui, mas eles podem acordar se forem perturbados”, observou o especialista.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo