Um urso-preguiça, também conhecido como urso-beiçudo, foi resgatado de contrabandistas em West Benegal, na Índia, depois de ser mantido em cativeiro e forçado a se apresentar como urso dançarino em apresentações de rua.
Os contrabandistas transportavam ilegalmente o urso, chamado Baloo, do Nepal para West Benegal quando foram surpreendidos pelos guardas. Três dos infratores foram presos pelo Departamento Florestal e acusados de violações da Lei de Proteção à Vida Selvagem.
O pobre animal foi resgatado em condições horríveis. Ele era usado como objeto, teve os dentes esmagado com hastes de metal e mutilaram seu focinho para inserir cordas a fim de treiná-lo para apresentações de rua.
Os ursos-preguiça são frequentemente usados ilegalmente em apresentações de rua, embora sejam protegidos pelo Anexo I da Lei de Proteção à Vida Selvagem. Eles também são alvos de caçadores que levam partes de seus corpos como troféus.
Shri B. Siddhartha, Oficial Florestal Divisional do distrito de Malda, disse: “O urso-preguiça (Melursus ursinus) é uma espécie da Lista I sob a Lei de Proteção da Vida Selvagem de 1972, que lhe concede o mesmo nível de status de proteção que tigres, pangolins e elefantes. A conservação dos ursos-preguiça é crucial e não vamos tolerar nenhum tipo de crime contra eles.”
Baloo recebeu o nome de The Jungle Book e finalmente tem uma segunda chance na vida graças aos socorristas da Wildlife SOS. O urso-preguiça de 6 anos está agora recebendo tratamento e cuidados médicos no West Bengal Bear Rescue Center, administrado pela Wildlife SOS e pelo Departamento Florestal.