EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Tutores estão submetendo animais domésticos a cirurgias estéticas para ter 'orelhas do Mickey'

Veterinários se posicionam contra o procedimento

28 de dezembro de 2023
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: SCMP | Shutterstock | Weibo

Cães e gatos estão passando por cirurgias estéticas para obter as “orelhas do Mickey”, a fim de se parecerem com o famoso ratinho dos desenhos da Disney. Especialistas na saúde e bem-estar animal estão exigindo que a prática seja interrompida devido à dor física e ao sofrimento psicológico que ela causa.

Um anúncio de uma clínica veterinária no distrito de Beibei, em Chongqing, no sudoeste da China, que promove venda coletiva da cirurgia para deixar os animais com as orelhas do Mickey, atraiu significativa atenção. O anúncio informa que a oferta especial de 300 yuans (cerca de 204 reais) para a realização do procedimento.

Liu Yundong, diretor do Centro Médico Internacional de Cuidados com Animais Domésticos em Pequim, explicou ao South China Morning Post que o procedimento é composto por duas partes. Primeiro, o processo de remoção cirúrgica da ponta das orelhas, que requer anestesia e leva cerca de meia hora. A segunda parte envolve moldar as orelhas para que permaneçam eretas, o que pode levar de 20 a 60 dias.

Embora não seja ilegal realizar o procedimento, hospitais veterinários respeitáveis em grandes cidades raramente realizam esse tipo de cirurgia em animais de estimação. “Raramente é realizado em hospitais veterinários de cidades de primeira linha, mas é comum em canis e instalações de reprodução. Atualmente, não há restrições legais para essa cirurgia na China. É uma questão moral”, afirmou Liu.

“Como veterinários, seguimos o princípio do bem-estar animal e não apoiamos essas cirurgias. Os colegas de profissão que encontrei são completamente contra esse tipo de cirurgia”. Ele enfatizou que o impacto da cirurgia em animais de estimação inclui dor física e tormento psicológico, juntamente com os riscos da anestesia, que podem levar a traumas psicológicos, bem como efeitos físicos.

Chen Yong, veterinário do Hospital Veterinário Lianhe, em Shenzhen, alertou que o procedimento também pode levar a comportamentos de automutilação entre os animais de estimação. “Danificar a estrutura natural das orelhas pode causar problemas psicogênicos em alguns animais domésticos. Por exemplo, alguns animais sensíveis podem coçar repetidamente devido à dor excessiva”, disse ele.

Nota da ANDA:

A Agência de Notícias de Direitos Animais defende que os animais domésticos merecem ser tratados com respeito e consideramos que submetê-los a procedimentos cirúrgicos desnecessários, visando apenas alterações estéticas, é moralmente condenável e um tipo de maus-tratos. Nenhum animal deve ser submetido a cirurgias que causem dor física, tormento psicológico e, muitas vezes, riscos à sua saúde apenas para satisfazer a idealização de seus tutores.

    Você viu?

    Ir para o topo