EnglishEspañolPortuguês

NÃO SÃO OBJETOS

Tutores de animais estão organizando protestos em aeroportos do país após morte do cão Joca

26 de abril de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/jfantazzini

Tutores de animais estão organizando ao menos 14 protestos em aeroportos e praças públicas neste fim de semana, após a morte do golden retriever Joca, de quatro anos, por erro logístico da Gol. As principais manifestações estão marcadas para este domingo (28/4).

Os grupos pedem melhorias no sistema de transporte aéreo de animais, especialmente no porão de bagagens das aeronaves. A morte de Joca mobilizou governo e parlamentares, que cobraram explicações da companhia e regras mais duras. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) investiga o caso.

O cão Joca, de quatro anos, morreu no transporte feito pela Gollog. Ele deveria ter ido do Aeroporto de Guarulhos (SP) para Sinop (MT) com o tutor, João Fantazzini, mas seguiu para Fortaleza. Ao voltar a Guarulhos, chegou morto. O animal ficou oito horas na aeronave, enquanto o trajeto original seria de apenas duas horas e meia.

Também viralizou hoje um vídeo feito pela página Sexteto 4 Patas, no Instagram, em homenagem a Joca. No vídeo, vários cãezinhos e um gato foram filmados com placas no pescoço, escritas: “Não somos bagagem. Somos o amor da vida de alguém. Justiça pelo Joca!” A página cobra ainda que a Gol seja responsabilizada.

A Gol, por sua vez, disse que foi “surpreendida” pelo falecimento do cão e se solidarizou com a família. A companhia aérea também suspendeu por 30 dias o transporte de cães e gatos nos porões de suas aeronaves. “A companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e a sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time”, disse a empresa, em nota.

Confira os locais com manifestações programadas

Sábado (27)

Curitiba (PR), no Aeroporto Afonso Pena
Santos (SP), no Emissário Submarino

Domingo (28)

Brasília (DF), Aeroporto JK
Rio de Janeiro (RJ), no Aeroporto Santos Dumont
São Paulo (SP), no Aeroporto de Congonhas
São Paulo (SP), no Aeroporto de Guarulhos
Porto Alegre (RS), no Aeroporto Salgado Filho
Campo Grande (MS), no Aeroporto Internacional de Campo Grande
Natal (RN), no Parque ecológico Capim Macio
Salvador (BA), no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães
Confins (MG), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Recife (PE), Praça Min. Salgado Filho
Manaus (AM), Aeroporto Internacional de Manaus
Macapá (AP), no Aeroporto Internacional de Macapá

Fonte: Correio Braziliense

    Você viu?

    Ir para o topo