Um tribunal da cidade de Yokohama, próxima de Tóquio, proibiu os protestos convocados para 3 de julho por ocasião da estreia comercial nessa cidade do documentário The Cove, uma dura crítica ao massacre de golfinhos no Japão.
A empresa distribuidora do filme, vencedora neste ano do Oscar de melhor documentário, informou nesta sexta-feira que o tribunal vetou manifestações e o uso de alto-falantes em um raio de cem metros do cinema de Yokohama onde está prevista a projeção.
Dirigido pelo americano Louie Psihoyos, o filme, parte dele rodado com câmeras escondidas, mostra como os golfinhos são sacrificados com violência como se fossem pedaços de frutas da localidade de Taiji, de 3,5 mil habitantes.
O filme levantou polêmica entre alguns grupos que sustentam que a caça de golfinhos é um “costume centenário” no Japão e pedem respeito à cultura local.
Após algumas manifestações há duas semanas, os responsáveis pelo cinema de Yokohama levaram o caso aos tribunais para pedir a proibição dos protestos, o que os juízes aceitaram, detalhou um porta-voz da distribuidora, citado pela agência local “Kyodo”.
The Cove, que foi visto em uma projeção especial em outubro durante o Festival Internacional de Cinema de Tóquio, estreará de forma comercial em 3 de julho na capital e outras cinco cidades do Japão.
Fonte: Agência EFE