EnglishEspañolPortuguês

GUARUJÁ (SP)

Toninha recém-nascida é encontrada enroscada em rede de pesca

10 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de golfinho, da espécie toninha (Pontoporia blainvillei), criticamente ameaçada de extinção, foi resgatado na noite desta quarta-feira (8) na praia da Enseada, no Guarujá, litoral paulista. De acordo com a Polícia Militar Ambiental Marítima, o animal foi encontrado preso a uma rede de pesca e estava muito debilitado na hora do resgate.

A Polícia Militar recebeu uma solicitação da Guarda Civil Municipal para atender uma ocorrência na praia da Enseada envolvendo um pequeno animal marinho que estava na faixa de areia. Os policiais se dirigiram ao local e, no caminho, encontraram uma equipe do Instituto Gremar, órgão especializado em resgate de animais marinhos na região, que foi solicitada a acompanhar a ocorrência.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um biólogo do Instituto, que realizou o primeiro atendimento do golfinho, confirmou para o G1 que se tratava de um filhote recém-nascido de toninha. O animal é macho, pesa 3,9 kg e mede 68 cm. Ele apresentava escoriações ao redor do focinho devido a tentativa de escapar da rede de pesca, que já havia sido retirada. A população desses cetáceos está em um declínio atenuante por conta da pesca e da poluição dos mares e oceanos.

A rede em que o animal estava enroscado tinha três metros de comprimento e foi identificada pelos agentes como do tipo de “arrasto”, considerado o meio de pesca mais letal para os ecossistemas marinhos. O golfinho foi cuidado por um biólogo e uma médica veterinária, que depois de duas horas de resgate, conseguiram estabilizar o animal.

Foto: Divulgação | Polícia Militar Ambiental Marítima

Após o acolhimento, a equipe do Gremar foi escoltada até a base do instituto, onde o animal foi colocado em um tanque próprio para o acompanhamento do seu quadro de saúde, no Centro de Despetrolização e Reabilitação de Animais Marinhos.

De acordo com o Instituto, na manhã dessa quinta-feira (9), outros exames foram realizados para dar suporte ao tratamento do filhote de toninha. O animal segue em terapia intensiva e as equipes do Gremar estão monitorando o filhote 24 horas por dia, fazendo todo o possível para mantê-lo vivo.

Você viu?

Ir para o topo