EnglishEspañolPortuguês

REDUÇÃO DO HABITAT

Jacarés são filmados no Porto de Santos (SP); vídeo

Caso aconteceu nesta sexta-feira (23/09). Um animal da mesma espécie também foi visto em Iguape (SP).

24 de setembro de 2022
Wanda Lucas | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:

Jacarés são flagrados por trabalhadores na região do Porto de Santos, SP — Foto: Reprodução | Facebook

Jacarés-do-papo-amarelo [Caiman latirostris] foram flagrados e filmados por trabalhadores no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na quinta-feira (22/09). Outro jacaré da mesma espécie também foi visto por moradores de Iguape, no interior de São Paulo, no mesmo dia. (Veja aao final)

De acordo com a Santos Port Authority (SPA), a região da Alemoa é o hábitat natural dessa espécie de jacaré. No entanto, por meio de nota, orientou que as pessoas não alimentem os animais, nem se aproximem deles.

Ao g1, o veterinário Danilo Sato Martins explicou que em dias ensolarados, em que precisam se esquentar, ou em períodos de reprodução, os jacarés podem ser vistos com mais frequência.

O profissional acrescentou, ainda, que, com o avanço da área portuária e as casas à beira do mangue, os animais tiveram uma redução no espaço considerado habitat. A situação, consequentemente, faz com que os jacarés fiquem mais próximos da população.

“Se [as pessoas] não perturbarem, ameaçarem ou tentarem capturá-los, não apresentam nenhum risco para a população”, disse Sato, que desestimulou, assim como a SPA, que os animais sejam alimentados. VEJA VÍDEO:

Jacaré em Iguape

Jacaré-do-papo-amarelo é flagrado por moradores de Iguape, SP — Foto: Reprodução

Um jacaré-do-papo-amarelo, mesma espécie vista no Porto de Santos, foi flagrado por moradores de Iguape, no interior de São Paulo, próximo ao Canal do Valo Grande. (Foto acima).

O funcionário público Ronaldo Monteiro Ribeiro contou à reportagem que soube do animal através das redes sociais. Ele identificou a região e se deslocou para ver o jacaré, mas, ao chegar no local, viu que o réptil já estava dentro do canal e com ferimentos no corpo.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura da cidade, mas não obteve retorno até a última atualização.

Fonte: g1

Você viu?

Ir para o topo