Por Raquel Soldera (da Redação)
O prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2010 foi para o filme “The Cove – A Baía da Vergonha”, de Louie Psihoyos e Fisher Stevens. O prêmio foi entregue por Matt Damon.
Os diretores Louie Psihoyos e Fisher Stevens agradeceram o prêmio e mostraram uma placa pedindo para que o público mande uma mensagem de texto com a palavra ‘golfinho’ para um certo número.
O filme denuncia o massacre dos golfinhos em Taiji, uma baía japonesa, e é a história real do defensor de golfinhos Ric O’Barry – conhecido por seu trabalho com os golfinhos da série televisiva Flipper –, de Louie Psihoyos – fotógrafo da ‘National Geographic’ durante 18 anos – e uma equipe de ativistas na defesa dos golfinhos.
A equipe começa a desvendar uma máquina cruel e insensível que esconde um terrível segredo: implacáveis, pescadores, policiais e autoridades aliam-se na exploração dos golfinhos, sujeitando-os a chacinas sangrentas ocultadas do olhar de todos. Tudo em nome da carne de golfinho e da exportação dos animais para zoológicos e parques marinhos, um negócio de milhões que se faz à custa de cerca de 23 mil golfinhos mortos anualmente.
Com câmeras ocultas e muita perseverança, a equipe do cineasta enfrentou todos os medos e todos os riscos em nome dos animais indefesos, atraídos para aquela pequena enseada para um banho de sangue.
O olhar de Psihoyos, sensível, corajoso e objetivo, já havia conquistado o festival de cinema de Sundance e o “Critics Choice Awards”, nos Estados Unidos. Agora conquistou o Oscar.
Assista ao trailer, com legendas em português.
httpv://www.youtube.com/watch?v=4CEkUxmoQNM&feature=player_embedded