Uma tartaruga que foi encontrada morta na faixa de areia da praia Buracão, em Salvador (BA), foi jogada no lixo junto com outros resíduos em uma pilha de rejeitos. O animal foi levado para o local por conta do forte odor.
Um comerciante da região contou ao G1 que o animal, que não teve a espécie determinada, foi encontrado por volta das seis horas da manhã na areia e foi levado por algumas pessoas que estavam no local, para uma caçamba onde é despejado o lixo da praia.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) informou que não recebeu nenhum chamado sobre a ocorrência. Por volta das 12h30, o animal foi recolhido pela equipe de limpeza Limpurb, que faz o recolhimento das caçambas no calçadão da praia do Buracão.
De acordo com Instituto Chico Mendes (ICMbio), cinco das sete espécies existentes de tartarugas marinhas ocorrem em águas que banham a costa brasileira. São elas: Caretta caretta (cabeçuda ou amarela), Chelonia mydas (verde), Dermochelys coriacea (gigante, negra ou de couro), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) e Lepidochelys olivacea (pequena).