Um tartaruga-marinha, da espécie “Cabeçuda”, foi solta após ser encontrada enroscada em uma rede de pesca ilegal, nas águas da Baía de Todos os Santos, em Salvador.
O resgate foi feito por equipes da Companhia de Policia de Proteção Ambiental (Coppa) em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que conseguiram desprender o animal em menos de dez minutos.
As equipes trabalhavam na “Operação Carapeba”, nas águas de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, quando identificaram o animal marinho se debatendo e tentando sair da armadilha.
A operação está sendo realizada em conjunto com a PM e a instituição ambiental responsável por fiscalizar crimes contra a natureza, com foco no combate a pesca predatória.
“Esse tipo de rede é colocada de forma irregular por pescadores, em sua maioria, durante a noite. Qualquer animal que passe por ali acaba preso”, contou o comandante da Coppa, major Amilton Souza Teixeira Júnior.
Apesar da dificuldade de cortar a rede, por conta da espessura dos fios, as equipes retiraram a tartaruga com vida da armadilha. Ela foi devolvida ao mar.
Tartaruga cabeçuda, encontrada presa em rede de pesca, é solta pela Coppa.
Fotos e vídeo: Divulgação SSP pic.twitter.com/PJmpShkVib
— iBahia (@iBahia) January 26, 2022
Fonte: iBahia