EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga gigante e rara encontrada em praia se recupera em Santos

21 de março de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A tartaruga-de-couro encontrada na última quinta-feira (17) em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, continua em recuperação. Conhecida também como tartaruga gigante, por ser a maior da espécie, foi resgatada com cicatrizes na cabeça e outras no casco. Biólogos estimam que o animal, que é macho, tenha entre 60 e 90 anos e que possa viver cerca de 300.

Foto: reprodução TV

Segundo a Secretaria de Turismo de Santos, o animal apresenta um quadro de infecção intestinal, apontado por um exame. De acordo com os biólogos, a tartaruga está respondendo bem ao tratamento à base de soro, estimulantes intestinais e antibióticos. O aparelho intestinal do animal, que pesa mais de 400 kg, voltou a funcionar. Além disso, ela já consegue se equilibrar.

A espécie, ameaçada de extinção, foi avistada durante a madrugada de quinta. Ela foi levada por dois mergulhadores para a rampa em frente ao Clube Internacional, na Ponta da Praia. Com a cabeça, as nadadeiras e a carapaça protegidas por uma manta plástica, a tartaruga foi envolvida numa rede e içada para um caminhão, cedido pelo Jardim Botânico.

Nove pessoas foram mobilizadas para transportar a tartaruga, que foi instalada temporariamente em tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada.

Com informações do G1

Você viu?

Ir para o topo