Os talibãs utilizaram neste domingo um burro carregado de explosivos para atacar sem sucesso as forças de segurança afegãs na província ocidental de Herat, o que foi considerado como uma nova estratégia em sua luta. “O burro-bomba é uma nova tática de nossos mujahedins. Os inimigos devem compreender que temos métodos semelhantes a este”, explicou à Agência Efe o porta-voz talibã Mohammed Yousef Ahmadi.
Segundo uma fonte da polícia consultada pela agência local AIP, os fundamentalistas prenderam uma bomba ao corpo do burro e a detonaram por controle remoto quando o animal caminhava perto de uma clínica do distrito de Rabat Sangi. De acordo com esta versão, no incidente só morreu o burro, apesar de o porta-voz insurgente consultado pela Efe ter garantido que o ataque causou a morte de dois policiais e feriu outros três.
As bombas – colocadas em estradas, carros, bicicletas e motos geralmente – e os atentados suicidas, frequentemente cometidos por crianças, são os métodos mais usados pelos fundamentalistas para desafiar as forças de segurança no Afeganistão. Os “burros-bomba” não são tão frequentes, embora os talibãs tenham empregado o método ao menos em dois ataques anteriores nas províncias de Kandahar, em 2008, e de Helmand, em 2009.
Com informações do Terra