Onze pessoas foram presas porque participavam de uma rinha de pássaros neste sábado (29), na Zona Sul de São Paulo. Isso é crime ambiental e os presos, além de pagar multa, podem ficar de seis meses a um ano na cadeia.
O dono do local onde as rinhas eram realizadas já havia sido preso anteriormente e pagou com cesta básica. O crime é afiançável.
Um filhote de bem-te-vi e mais 94 canarinhos da terra estavam amontoados em gaiolas apertadas. Os pássaros estavam todos nos fundos de um bar na Zona Sul, próximo à Rodovia Raposo Tavares.
As pequenas gaiolas de transporte evidenciam que a prática era antiga e organizada. Uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental até o imóvel onde acontecia a rinha de passarinhos.
O dono do bar tem 54 anos e foi preso pela segunda vez pelo mesmo crime. Além do dono do bar, que recebeu da Polícia Ambiental multa de R$ 25 mil,
outras 10 pessoas que participavam das rinhas foram autuadas e multadas em R$ 500 por pássaro.
No meio da tarde de sábado, os policiais recolheram os canários para levá-los até o viveiro do departamento de parques e áreas verdes no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da capital. Os onze presos podem recorrer do valor das multas.
Fonte: G1