“Estamos perto do ponto de inflexão no qual o aquecimento global se torna irreversível”, declarou.
“A ação de Trump poderia deixar Terra à beira de um desastre, para se tornar como Vênus, com uma temperatura de 250 graus, e chovendo ácido sulfúrico”, disse ele.
O professor da Universidade de Cambridge, nos EUA, fez essas observações durante uma recente entrevista à BBC News por causa do seu 75º aniversário.
Durante a entrevista, Hawking também lamentou a notória negação de Trump sobre a ciência climática, segundo o Ecowatch.
“A mudança climática é um dos grandes perigos que enfrentamos e é um que podemos prevenir se agirmos agora”, afirmou.
“Ao negar a evidência das mudanças climáticas e se retirar do Acordo Climático de Paris, Donald Trump provocará danos ambientais evitáveis ao nosso belo planeta, ameaçando o mundo natural, para nós e para nossos filhos”, enfatizou.
Quando questionada se a humanidade poderia resolver nossos problemas ambientais e sociais, o professor foi cínico e defendeu viagens espaciais para garantir a sobrevivência da nossa espécie.
“Receio que a evolução tenha integrado a ganância e a agressão ao genoma humano. Não há sinal de redução do conflito e o desenvolvimento da tecnologia militarizada e das armas de destruição em massa poderiam tornar isso desastroso. A melhor esperança para a sobrevivência da raça humana podem ser colônias independentes no espaço”, concluiu.