Para muitas pessoas, há apenas uma única coisa que os impede de adotar uma alimentação totalmente baseada em vegetais: o queijo.
Mas uma startup neozelandesa está trabalhando em um projeto para remover completamente esse obstáculo; a New Culture está desenvolvendo sua própria “mozzarella” vegana, cultivada em laboratório.
De acordo com a marca, o novo produto não apenas rivalizará com queijo tradicional à base de laticínios, mas, eventualmente, terá um sabor ainda melhor.
Queijo de vaca sem a vaca
O fundador da empresa, Matt Gibson, um californiano que se mudou para Auckland, arrecadou 325 mil dólares em financiamento para o objetivo da New Culture. A incubadora de São Francisco IndieBio – especializada em marcas que criam um novo futuro em alimentos – investiu 200 mil dólares do total.
O próximo passo de Gibson é levantar 1,5 milhão de doláres, para colaborar no desenvolvimento de um processo de produção piloto e expandir sua pequena equipe de três pessoas, de acordo com o New Zealand Herald.
“Estamos produzindo queijo de vaca sem a vaca”, disse Gibson ao jornal. “Se você já conversou com um vegetariano ou com um flexitariano, você normalmente ouve que a primeira coisa que os impede de se tornar vegano é o queijo”.
“Há uma necessidade ainda não atendida por um bom e gostoso queijo vegano e esses consumidores conscientes e os consumidores que produtos baseados em vegetais serão nosso primeiro mercado”, acrescentou. “Depois, queremos capturar o principal mercado consumidor de laticínios com o nosso “queijo “, que será melhor tanto em sabor como em nutrientes que o queijo lácteo atual.”
New Culture acredita que sua mussarela vegana será melhor que a original feita a base de leite de vaca.
Por que as pessoas adoram queijo?
Por que as pessoas dizem que não podem viver sem queijo? Segundo alguns cientistas, pode ser porque o queijo pode realmente viciar.
Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que o queijo contém altos níveis da proteína caseína, o que provoca no organismo uma reação similar a algumas drogas altamente viciantes.
A coautora do estudo, Nicole Avena disse à Men’s Health, “este é o primeiro passo para identificar alimentos específicos e propriedades desses alimentos, o que pode desencadear esta resposta viciante”.
Queijo vegano
Para aqueles que se sentem desconfortáveis com o pensamento de ser viciado em queijol, já existem marcas de queijo sem leite – como Violife, Sheese e Daiya – fazendo todos os estilos e sabores de queijo sem a caseína, a proteína “viciante”.
Para os mais afoitos que não podem esperar que a mussarela vegana da New Culture chegue ao mercado – o que pode levar cerca de dois anos, levando em conta o tempo para pesquisas, desenvolvimento e testes – é possível tentar fazer sua própria.
O Sweet Simple Vegan oferece uma receita para mussarela vegana, e de acordo com o blog da companhia eles são iguais, senão melhores, que os originais, com a vantagem de ser 100% veganos.