Por Amary Nicolau (da Redação – Canadá)
Uma parceria entre a loja de culinária vegana, VegVida, e o grupo de ativistas da cidade, Organização Abolicionista pela Libertação Animal, ofereceram 120 pratos de sopa vegana no domingo (29).
A distribuição do Sopão Vegano , aconteceu no centro da cidade de Campinas, onde os próprios moradores de rua organizaram a fila, e o sopão acabou rapidinho.
“Eles pegavam a sopa, colher e guardanapo e agradeciam. Não levou mais do que 10 minutos para a primeira leva acabar,” disse Carol Coimbra, integrante do OALA.
A guarda municipal da cidade se fez presente implicando com a distribuição do sopão. Alegaram primeiramente que faltava uma autorização para a distribuição da sopa, depois disseram que os moradores de rua já recebiam comida de outras organizações, e não precisavam do sopão vegano.
Segundo uma das proprietárias do VegVida, Mariah Burnier, existem 12 organizações que entregam refeições para os moradores de rua da cidade durante a semana, mas nenhuma delas distribui refeições aos domingos.
Interessante fato foi que, no mesmo domingo, saiu uma matéria no jornal da cidade com o título: “A Triste Realidade das Pessoas que se Alimentam de Lixo”. Que justamente fala que na cidade existem muitas pessoas que procuram alimento nas latas de lixo.
A ação também contou com vários voluntários que ajudaram na cozinha, com o preparo da sopa, e nas ruas, com a distribuição da sopa.
Todos os ingredientes para o preparo e distribuição do sopão foram doados.
Parabéns pela iniciativa. São várias as pessoas que pensam que nós, que lutamos pelo direito dos animais, só nos importamos com os animais, o que não é verdade. Nós nos importamos com todo e qualquer ser que habita este planeta.