EnglishEspañolPortuguês

CONSCIENTES

Conheça 11 famosos que são veganos e defendem os animais

19 de março de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
7 min. de leitura
A-
A+

Nos últimos anos tem havido um aumento significativo no número de pessoas que adotam o veganismo em todo o mundo. Embora não haja dados precisos ​​sobre o número de veganos,  estima-se que existam mais de 79 milhões de pessoas que seguem uma dieta vegana globalmente.

Em muitos países, a tendência é de crescimento constante. Por exemplo, nos Estados Unidos, o número de pessoas que se identificam como veganas aumentou em mais de 300% nos últimos 15 anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Ipsos em 2020. No Brasil, um estudo do IBOPE de 2018 mostrou que 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos e 5% se declararam veganos.

O aumento da conscientização sobre questões relacionadas à saúde, bem-estar animal, meio ambiente e justiça social têm sido os principais fatores por trás desse crescimento. A crescente disponibilidade de alimentos veganos em restaurantes, supermercados e lojas de alimentos naturais também tem facilitado a adoção do veganismo por muitas pessoas.

Para além da ética e da preocupação com o bem-estar animal, principais motivos pelo crescimento da adesão ao veganismo, existe a questão ambiental. A produção de carne e laticínios é uma das principais causas do desmatamento, da poluição da água e do ar e da emissão de gases de efeito estufa. Ao adotar uma dieta vegana, as pessoas ajudam a reduzir sua pegada ecológica e a preservar o meio ambiente.

A produção de carne e laticínios também está ligada à exploração e opressão de comunidades marginalizadas, incluindo trabalhadores rurais, povos indígenas e comunidades tradicionais. Ao adotar o veganismo, as pessoas ajudam a promover a justiça social e a equidade.

Existem muitos veganos famosos em todo o mundo, incluindo celebridades, atletas e influenciadores. Conheça alguns deles:

Joaquin Phoenix

BEVERLY HILLS, CALIFORNIA – JANUARY 05: Joaquin Phoenix , winner of Best Performance by an Actor in a Motion Picture – Drama for “Joker” poses in the press room during the 77th Annual Golden Globe Awards at The Beverly Hilton Hotel on January 05, 2020 in Beverly Hills, California. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)

Além de sua carreira aclamada como ator, Joaquin é conhecido por seu ativismo pelos direitos dos animais e veganismo. Ele é um dos fundadores da organização sem fins lucrativos “The Lunchbox Fund”, que fornece refeições gratuitas a crianças carentes na África do Sul. Ele também é um defensor da produção ética de alimentos e fez um discurso emocionante sobre o veganismo durante o discurso de aceitação de seu Oscar em 2020.

Ellen DeGeneres

NEW YORK, NY – SEPTEMBER 08: Ellen Degeneres hosts ‘The Ellen Degeneres Show’ Season 13 Bi-Coastal Premiere at Rockefeller Center on September 8, 2015 in New York City. (Photo by James Devaney/GC Images)

Além de ser uma personalidade de TV e comediante bem conhecida, Ellen é uma defensora do veganismo. Ela segue uma dieta vegana há vários anos e frequentemente fala sobre os benefícios do veganismo em seu programa de TV. Ela também é um defensora da proteção dos animais e já apoiou várias organizações sem fins lucrativos que trabalham para protegê-los. Em seu programa ela declarou o motivo: “Eu não podia participar e me tornar parte de um negócio que causa tanto sofrimento. 50 bilhões de animais são abatidos por ano”.

Miley Cyrus

Foto: Pixabay

A cantora e atriz americana adotou o veganismo em 2014. Desde então, ela tem promovido ativamente o veganismo em suas redes sociais e em entrevistas, e até tem um projeto de moda vegana com sua mãe, chamado “Happy Hippie”. Ela já participou de várias campanhas da PETA, incluindo a campanha “Go Vegan!” e  “Protest SeaWorld”.

Lewis Hamilton

Foto: F1 | Reprodução

O piloto de Fórmula 1 de renome mundial segue uma dieta vegana desde 2017. Ele credita seu desempenho físico aprimorado ao veganismo e frequentemente fala sobre sua dieta em entrevistas e nas mídias sociais. Hamilton investiu em empresas que oferecem produtos veganos e sem crueldade animal, como uma empresa de hambúrgueres veganos e uma marca de roupas veganas. Em 2019, ele também lançou uma linha de roupas veganas em parceria com a empresa Tommy Hilfiger.

Natalie Portman

Foto: Depositphoto

A atriz vencedora do Oscar é vegana desde a infância. Ela é uma defensora de longa data dos direitos dos animais e frequentemente usa sua fama para promover a produção ética de alimentos e apoiar organizações que trabalham para proteger os animais. Em 2007, ela produziu e narrou o documentário “Gorilas in the Mist”, que aborda a vida da zoóloga e ativista Dian Fossey. A atriz ajudou a startup Tender Food a arrecadar mais de R$ 60 milhões para a produção de carnes à base de plantas.

Serena Williams

Foto: Reprodução

A tenista americana é uma das maiores atletas de todos os tempos e segue uma dieta vegana há vários anos. Ela frequentemente fala sobre os benefícios do veganismo em sua performance atlética.

Ariana Grande

Foto: Instagram | Ariana Grande

A cantora e atriz adotou o veganismo em 2013. Desde então, ela tem falado sobre seu amor pelos animais e promoveu o veganismo em suas mídias sociais. Ela defende a ideia de que uma alimentação sem produtos de origem animal pode proporcionar aos seres humanos uma vida mais longa e até mesmo mais feliz.

Bryan Adams

Foto: Reprodução | Instagram

O cantor e compositor canadense segue uma dieta vegana há mais de 30 anos. Ele é um defensor ativo dos direitos dos animais e frequentemente fala sobre sua dieta em entrevistas. Adams também usa sua música para promover mensagens de amor, paz e justiça social. Ele é um defensor dos direitos dos animais e é ativo em causas humanitárias, como a campanha “Stop the War in Croatia” e a “Breast Cancer Foundation”.

Xuxa Meneghel

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A famosa apresentadora e cantora brasileira adotou o veganismo em 2018, e desde então tem falado sobre os benefícios e da produção ética de alimentos em suas redes sociais. Xuxa também fundou a Fundação Xuxa Meneghel, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em projetos para promover a educação, saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A fundação também é ativa em campanhas de conscientização sobre o bem-estar animal, e já realizou diversas ações em parceria com organizações de proteção animal.

Kate Winslet

Foto: Reprodução | Instagram

A Atriz é vegana e ela tem feito campanha com a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) para promover os benefícios do veganismo e destacar os problemas associados à indústria de carne e laticínios, como o impacto ambiental e o sofrimento animal. Ela também já participou de várias outras campanhas e iniciativas de caridade em apoio aos direitos dos animais e à proteção do meio ambiente.

Rita Lee

Foto: Roberto de carvalho | Instagram

A cantora e compositora brasileira é vegana há mais de 10 anos. Ela é um defensora dos direitos dos animais e já apoiou várias organizações sem fins lucrativos que trabalham para proteger os animais. Ela lançou em 2019 o livro “Amiga Ursa”, onde fala dos direitos animais para as crianças.

 

Você viu?

Ir para o topo