Nos últimos anos tem havido um aumento significativo no número de pessoas que adotam o veganismo em todo o mundo. Embora não haja dados precisos sobre o número de veganos, estima-se que existam mais de 79 milhões de pessoas que seguem uma dieta vegana globalmente.
Em muitos países, a tendência é de crescimento constante. Por exemplo, nos Estados Unidos, o número de pessoas que se identificam como veganas aumentou em mais de 300% nos últimos 15 anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Ipsos em 2020. No Brasil, um estudo do IBOPE de 2018 mostrou que 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos e 5% se declararam veganos.
O aumento da conscientização sobre questões relacionadas à saúde, bem-estar animal, meio ambiente e justiça social têm sido os principais fatores por trás desse crescimento. A crescente disponibilidade de alimentos veganos em restaurantes, supermercados e lojas de alimentos naturais também tem facilitado a adoção do veganismo por muitas pessoas.
Para além da ética e da preocupação com o bem-estar animal, principais motivos pelo crescimento da adesão ao veganismo, existe a questão ambiental. A produção de carne e laticínios é uma das principais causas do desmatamento, da poluição da água e do ar e da emissão de gases de efeito estufa. Ao adotar uma dieta vegana, as pessoas ajudam a reduzir sua pegada ecológica e a preservar o meio ambiente.
A produção de carne e laticínios também está ligada à exploração e opressão de comunidades marginalizadas, incluindo trabalhadores rurais, povos indígenas e comunidades tradicionais. Ao adotar o veganismo, as pessoas ajudam a promover a justiça social e a equidade.
Existem muitos veganos famosos em todo o mundo, incluindo celebridades, atletas e influenciadores. Conheça alguns deles:
Joaquin Phoenix
Além de sua carreira aclamada como ator, Joaquin é conhecido por seu ativismo pelos direitos dos animais e veganismo. Ele é um dos fundadores da organização sem fins lucrativos “The Lunchbox Fund”, que fornece refeições gratuitas a crianças carentes na África do Sul. Ele também é um defensor da produção ética de alimentos e fez um discurso emocionante sobre o veganismo durante o discurso de aceitação de seu Oscar em 2020.
Ellen DeGeneres
Além de ser uma personalidade de TV e comediante bem conhecida, Ellen é uma defensora do veganismo. Ela segue uma dieta vegana há vários anos e frequentemente fala sobre os benefícios do veganismo em seu programa de TV. Ela também é um defensora da proteção dos animais e já apoiou várias organizações sem fins lucrativos que trabalham para protegê-los. Em seu programa ela declarou o motivo: “Eu não podia participar e me tornar parte de um negócio que causa tanto sofrimento. 50 bilhões de animais são abatidos por ano”.
Miley Cyrus
A cantora e atriz americana adotou o veganismo em 2014. Desde então, ela tem promovido ativamente o veganismo em suas redes sociais e em entrevistas, e até tem um projeto de moda vegana com sua mãe, chamado “Happy Hippie”. Ela já participou de várias campanhas da PETA, incluindo a campanha “Go Vegan!” e “Protest SeaWorld”.
Lewis Hamilton
O piloto de Fórmula 1 de renome mundial segue uma dieta vegana desde 2017. Ele credita seu desempenho físico aprimorado ao veganismo e frequentemente fala sobre sua dieta em entrevistas e nas mídias sociais. Hamilton investiu em empresas que oferecem produtos veganos e sem crueldade animal, como uma empresa de hambúrgueres veganos e uma marca de roupas veganas. Em 2019, ele também lançou uma linha de roupas veganas em parceria com a empresa Tommy Hilfiger.
Natalie Portman
A atriz vencedora do Oscar é vegana desde a infância. Ela é uma defensora de longa data dos direitos dos animais e frequentemente usa sua fama para promover a produção ética de alimentos e apoiar organizações que trabalham para proteger os animais. Em 2007, ela produziu e narrou o documentário “Gorilas in the Mist”, que aborda a vida da zoóloga e ativista Dian Fossey. A atriz ajudou a startup Tender Food a arrecadar mais de R$ 60 milhões para a produção de carnes à base de plantas.
Serena Williams
A tenista americana é uma das maiores atletas de todos os tempos e segue uma dieta vegana há vários anos. Ela frequentemente fala sobre os benefícios do veganismo em sua performance atlética.
Ariana Grande
A cantora e atriz adotou o veganismo em 2013. Desde então, ela tem falado sobre seu amor pelos animais e promoveu o veganismo em suas mídias sociais. Ela defende a ideia de que uma alimentação sem produtos de origem animal pode proporcionar aos seres humanos uma vida mais longa e até mesmo mais feliz.
Bryan Adams
O cantor e compositor canadense segue uma dieta vegana há mais de 30 anos. Ele é um defensor ativo dos direitos dos animais e frequentemente fala sobre sua dieta em entrevistas. Adams também usa sua música para promover mensagens de amor, paz e justiça social. Ele é um defensor dos direitos dos animais e é ativo em causas humanitárias, como a campanha “Stop the War in Croatia” e a “Breast Cancer Foundation”.
Xuxa Meneghel
A famosa apresentadora e cantora brasileira adotou o veganismo em 2018, e desde então tem falado sobre os benefícios e da produção ética de alimentos em suas redes sociais. Xuxa também fundou a Fundação Xuxa Meneghel, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em projetos para promover a educação, saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A fundação também é ativa em campanhas de conscientização sobre o bem-estar animal, e já realizou diversas ações em parceria com organizações de proteção animal.
Kate Winslet
A Atriz é vegana e ela tem feito campanha com a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) para promover os benefícios do veganismo e destacar os problemas associados à indústria de carne e laticínios, como o impacto ambiental e o sofrimento animal. Ela também já participou de várias outras campanhas e iniciativas de caridade em apoio aos direitos dos animais e à proteção do meio ambiente.
Rita Lee
A cantora e compositora brasileira é vegana há mais de 10 anos. Ela é um defensora dos direitos dos animais e já apoiou várias organizações sem fins lucrativos que trabalham para proteger os animais. Ela lançou em 2019 o livro “Amiga Ursa”, onde fala dos direitos animais para as crianças.