Por Tiago Claus (da Redação)
A empresa do serviço de alimentação Sodexo aderiu, nos EUA, à crescente campanha de Segunda Sem Carne (Meatless Monday). Segundo informações da PETA, a companhia planeja começar fornecendo entradas vegetarianas para os 900 hospitais que atende. E logo após isso, começará a oferecer opções sem carne para as 2.000 empresas, 175 escritórios governamentais, 650 campi de faculdade, 500 escolas públicas e 150 escolas particulares. Se todos os 10 milhões de clientes da Sodexo participarem da Segunda Sem Carne, 520 milhões de refeições sem carne serão consumidas todos os anos!
“Isto se encaixa muito bem em nosso Plano para um Amanhã Melhor (Better Tomorrow Plan), que promove saúde e bem estar, proteção e recuperação do meio ambiente, e apoio ao desenvolvimento de comunidades locais”, disse Nitu Gupta, vice presidente de gerenciamento de marca para a Sodexo. “Segunda sem Carne é algo simples que todos nós podemos fazer… Pequenas mudanças no nosso comportamento podem ter um efeito profundo.”
Considerando que o despejo de água dos produtores de carne e leite polui mais do que todas as outras indústrias juntas, que metade da água consumida nos EUA é usada para criar animais para abate, e que 7 kg de grãos são usados para produzir 400 gr de carne, o impacto da decisão tomada pela Sodexo é, de fato, profundo.