EnglishEspañolPortuguês

Em seis meses, Ibama recolhe 480 animais silvestres no Maranhão

28 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um total de 480 animais silvestres foram resgatados de janeiro a junho deste ano no Maranhão, segundo dados do Centro de Triagem e Recolhimento de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Deste total, 45% representam casos de cativeiro.
Segundo o analista ambiental do Ibama, Roberto Rodrigues Veloso, entre os animais mais comuns e recolhidos pelo órgão estão cobras, corujas, urubus, jaguatiricas, guaxinins e araras. Os animais resgatados são levados para o Cetras onde passam por um processo de reabilitação até que eles tenham condições físicas e comportamentais para voltarem ao meio ambiente.
Além das apreensões, o Cetras recebe diariamente animais de origem espontânea (15%) e de resgates em locais que se diferem do seu habitat (40%). O último animal recebido pelo serviço do Ibama na capital maranhense foi uma espécie de macaco denominada capijuba.
Segundo informações do comando do Batalhão de Proteção Ambiental (BPA), a suspeita é de que o animal estivesse sendo criado em cativeiro no bairro do Coroadinho e que, por alguma circunstância desconhecida, tenha conseguido fugir. A espécie de macaco se juntará aos outros 250 animais que permanecem sendo mantidos e preparados para a soltura no Cetras.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo