Agente ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam na manhã desta quarta-feira (21) quinze pássaros silvestres no interior de Vargem Alta, região sul do Estado. Todas as anilhas (anéis de identidade) dos animais estavam adulteradas.
Segundo informações da assessoria do Ibama estadual, os pássaros das espécies catatau, trinca-ferro e coleiro foram encontrados em residência da região. O responsável pela criação vai responder por falsificação e será multado em R$ 31 mil. Toda a documentação será encaminhada para o Ministério Público. O Ibama não forneceu o nome do criador e nem disse se ele chegou a ser detido.
Os pássaros serão levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) no município de Aracruz, para serem recuperados e na sequência devolvidos à natureza.
Fonte: ES Hoje
Nota da Redação: Aguardamos esperançosos pelo dia em que não apenas a falsificação de anilhas seja proibida, mas que não existam mais anilhas nem gaiolas e todo pássaro possa ter direito à sua liberdade, que é um bem intrínseco à sua vida e deve ser respeitado. A propriedade de vidas, legalizada ou não, não é direito dos seres humanos. As asas dos pássaros não existem à toa. Sua função é fazer-lhes voar. A pretensa superioridade humana não se demonstra quando submete espécies à escravidão. O respeito ao direito à vida e à liberdade dos animais é que deveria estar legalizado.