Um relatório da Global Market Insights prevê que o mercado de proteínas alternativas pode valer mais de R $831 bilhões até 2027. A estimativa baseia-se no aumento do uso de proteínas alternativas, como as de origem vegetal, na fabricação de produtos alimentícios.
Segundo o portal Vegazeta, a GBI frisa que as preocupações com sustentabilidade e inovações na indústria estão impulsionando o crescimento do mercado. “Estima-se que tenha uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 17,5% entre 2021 e 2027.”
“O crescente interesse por alimentos e bebidas à base de vegetais proporcionará globalmente uma grande oportunidade para os fabricantes de proteínas alternativas”, afirma o portal Vegazeta. Além disso, segundo o portal, o enriquecimento proteico de produtos alimentícios, a partir de proteínas não animais, é uma tendência que favorece o mercado.
Conforme o relatório da Global Market Insights, somente o segmento de carnes vegetais deve ultrapassar um valor de R$ 214 bilhões até 2027. “A demanda por análogos à carne também cresceu nos últimos anos devido ao aumento da demanda do setor de food service”, afirma GMI.
Além disso, segundo o portal Vegazeta, a GMI aponta que há vários fatores para esse crescimento, desde o interesse em reduzir o consumo de alimentos de origem animal a preocupações com a saúde, meio ambiente e mudanças climáticas. Sendo assim, há um coletivo de mudanças direcionando, cada dia mais, os consumidores para as proteínas alternativas.