O senador Marty Klyne reintroduziu o projeto de lei S-241, também conhecido como “Jane Goodall Act”. Se aprovado, o projeto proibiria novos cativeiros de vários animais selvagens. Isso acabaria efetivamente com o uso de animais em zoológicos, dando a eles algumas proteções legais em tribunal. Também eliminaria o cativeiro de elefantes em todo o país.
O projeto de lei, que é apoiado pela antropóloga e conservacionista Jane Goodall, foi originalmente apresentado pelo senador Murray Sinclair em 2020. No entanto, foi arquivado depois de sua aposentadoria do Senado em 2021. “Hoje é um dia importante para os animais. Muitos deles precisam desesperadamente de nossa ajuda e a Lei Jane Goodall estabelece proteção e apoio aos animais sob cuidados humanos”, disse Goodall .
“É um passo monumental para os animais, as pessoas e o meio ambiente”, acrescentou. “Tenho a honra de emprestar meu nome a esta legislação mundial que é apoiada por uma grande aliança de governos conservacionistas, grupos de bem-estar animal e zoológicos credenciados”.
Removidos de seus habitats naturais, os animais selvagens em cativeiro geralmente sofrem proteção que acarretam problemas físicos e emocionais, por estarem confinados e viverem em estresse constante de visitas humanas. Dietas insuficientes ou não naturais e falta de atividade física adequada podem causar sofrimento severo a eles, cujos sintomas incluem andar de um lado para o outro, balançar a cabeça ou lamber-se excessivamente.
Se aprovado, o projeto de lei funcionaria como uma extensão do projeto de lei “Free Willy” (S-203 do Canadá), que foi aprovado em 2019, liderado pelo senador Sinclair, a qual eliminou gradualmente o uso de cetáceos como baleias e golfinhos em cativeiro. Como esse projeto também está incluída a proibição da importação de marfim de elefante e chifre de rinoceronte, Goodall disse que a implantação da lei ajudaria a acabar com o tráfico de animais selvagens.