Em novembro será realizada a Vegan Design Interior Week, primeiro evento global de design de interiores com foco em alternativas veganas.
“O evento on-line vai ser realizado para fortalecer as relações na indústria internacional de design de interiores ético e sustentável e incentivar a educação e mudança dentro da comunidade de design não vegano”, informa um comunicado da VDIW.
“No ano passado, encontramos muitos líderes, influenciadores e pessoas incríveis no ramo de design de interiores ético e queremos que o mundo ouça o que eles têm a dizer.”
No geral, serão cinco dias com mais de 40 palestrantes dos EUA, Canadá, África do Sul, Austrália, Índia, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Grécia compartilhando os seus conhecimentos e experiências na Vegan Interior Design Week.
“Questões de sustentabilidade, preocupações com o bem-estar animal e a crescente demanda do consumidor, combinadas com os avanços tecnológicos recentes, criam o cenário ideal para revolucionar a indústria de design”, analisa a fundadora do VIDW, Aline Dürr.
Entre os fabricantes que apresentarão seus produtos estão a Desserto, Malai Eco, Vossen, Ammique, The House of Upcycling, Flocus e Graphenstone. Ou seja, empresas que estão inovando na oferta de opções que contribuem para a criação de um ambiente livre da crueldade contra animais e sustentável.
Este evento é uma iniciativa da arquiteta de interiores alemã Aline Dürr que também é ativista dos direitos animais. Em 2018, seu amor e carinho pelos animais e o nascimento de sua filha a motivaram a se tornar vegana.
“Ela se sentiu desconectada de sua carreira e decidiu parar de promover o uso de qualquer produto ou material derivado de animais ou baseado na crueldade contra os animais”, relata o VDIW em seu site.
Em outubro de 2020, Aline lançou um livro sobre design de interiores sem uso de matéria-prima de origem animal o ‘Vegan Interior Design’. “O conceito está além dos movimentos usuais de design de interiores mainstream.”