Uma denúncia anônima levou agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Posto de Camacan a apreenderem na manhã desta terça-feira, 7, diversos animais silvestres em condições de maus tratos na BR-101.
Os policiais deslocaram-se até o km 549, no município de São José da Vitória e, na localidade conhecida como Fazenda Oriente, encontraram dez pássaros silvestres e um macaco da espécie mico-estrela preso numa pequena gaiola. No local, ainda foi encontrado o couro de um gato-do-mato, que estava secando ao sol.
Minutos depois, no km 553, na localidade conhecida por Fazenda Diamantina, no município de Arataca, a equipe PRF apreendeu mais 11 pássaros silvestres e diversas armadilhas armadas para a captura de mais aves.
Em outra localidade, conhecida como Jardim Cruzeiro, no km 558, município de Camacan, os policiais localizaram o imóvel identificado na denúncia. Apesar de estar fechado, foram apreendidas mais seis aves em gaiolas penduradas na parte externa, entre as quais dois periquitos, que estavam numa pequena gaiola sem água e sem comida.
No total, foram apreendidas 27 aves de diversas espécies, como cardeal, canário-da-terra, curió, bigode, papa-capim, chorão e periquito.
Nenhum responsável foi identificado, e os animais foram encaminhados para o Ibama.
Fonte: A Tarde