Leandro Teixeira de Mello
O leitor Leandro de Mello entrou em contato com a redação para expor a decisão da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), que vetou o projeto da redução gradual das carroças. De acordo com o leitor houve participação maciça de protetores de animais nas duas sessões da câmara além do recolhimento de 5 mil assinaturas para apoiar a medida.
“[Nós protetores] não tivemos a chance de nos reunir com o executivo nem tão pouco fomos procurados”, afirma Leandro.
Conhecida formalmente como Lei de Tração Animal, os protetores dos animais reuniram, além do abaixo-assinado, relatos e fotos que comprovam o sofrimento dos animais com a prática tão comum na cidade.
“Ainda não sabemos os motivos que levaram ao veto, porém reforçamos que quem venceu foi a dor e o sofrimento dos cavalos, quem venceu foi a falta de informação, quem perdeu foram as crianças que por mais ciclos e ciclos terão que sobreviver em cima de carroças e não poderão ter oportunidades decentes de estudar. Talvez manter o sofrimento dos cavalos seja mais fácil que criar trabalho e educação para as pessoas que vivem em cima das carroças”, lamenta o protetor.