EnglishEspañolPortuguês

Polícia australiana investiga ativistas da Sea Shepherd a pedido do Japão

6 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Os ativistas australianos contra a caça de baleias da Sea Shepherd Conservation Society foram alvos de buscas policiais. A pedido do Japão, a polícia da Austrália procedeu a buscas nos navios da ONG Sea Shepherd. Os agentes apreenderam diários de bordo, vídeos, computadores e outro material.

A Sea Shepherd é conhecida pelas suas atividades contra a caça de baleias, praticada pelos japoneses.

Bob Brown, o líder dos Verdes australianos não poupou críticas à ação da polícia australiana: “Este governo invertebrado, este Ministro do Ambiente invertebrado e estas autoridades policiais invertebradas enviaram a polícia federal efetuar uma tarefa que tenho a certeza que não queria efetuar – fazer buscas nestes navios para que sejam processados no Japão! Não seria mais lógico que a polícia australiana estivesse nos portos de Tóquio à espera dos verdadeiros criminosos, que são aqueles que matam as baleias?”

O Japão aproveita uma brecha jurídica na moratória sobre a caça comercial da baleia para continuar a matar estes cetáceos. Os ativistas da Sea Sepherd tentam, por todos os meios, impedi-lo. O caso mais recente foi em janeiro, quando uma lancha da ONG naufragou, após uma colisão com um dos navios da frota japonesa.

Fonte: Euronews

Você viu?

Ir para o topo