A Polícia Federal prendeu Kirill Sergevich Krachenko, um dos traficantes de animais silvestres mais procurados do mundo, segundo uma matéria do O Globo.
O biólogo russo foi alvo da operação Leshy, que iniciou neste mês com o foco de combater o tráfico internacional desses animais.
As investigações levantaram que ele faz parte de uma rede internacional de tráfico, que já cometeu crimes em 20 países na Europa e Ásia. Krachenko foi preso pelo menos três vezes com animais selvagens nativos do Brasil.
Em 2017, ele foi flagrado no aeroporto de Amsterdã (Holanda); em janeiro deste ano ocorreu o mesmo no aeroporto de Guarulhos (São Paulo); e a última detenção aconteceu em junho, no Rio de Janeiro. Em todas as ocasiões o biólogo estava com grandes quantidades de lagartos, aranhas, sapos, cobras e insetos.
Segundo o veículo O Globo, seu nome foi mantido em sigilo até o momento, por determinação judicial e houve apreensão de seu passaporte pela justiça brasileira, obrigando Krachenko a permanecer no Brasil durante o processo.